3ª SEMANA DE OCUPAÇÃO URBANA






SOBRE A SOU

A  SEMANA DE OCUPAÇÃO URBANA (SOU), projeto que surgiu como resposta às movimentações sociais e políticas presentes de ocupação das ruas e a emergência dessas práticas no contexto também da arte, lança sua TERCEIRA EDIÇÃO por meio de projeto aprovado pelo Edital nº 004/2013 Cultura Criciúma, que regulamenta a concessão de recursos financeiros destinados a incentivar atividades culturais na cidade de Criciúma/SC, de acordo com o que determina a Lei 6.158, de 24/09/2012.

       O Laborativo acredita que é preciso também encarar o próprio espaço urbano como um novo espaço às práticas artísticas, sendo concebível que muitos artistas, não por acaso, têm colocado a cidade, cada vez mais como personagem principal de suas produções. Por isso queremos, através desta iniciativa, incentivar e possibilitar os artistas, principalmente os iniciantes, a desenvolverem propostas artísticas que ultrapassem o espaço tradicional das galerias e museus, ocupando o espaço urbano de Criciúma (SC), construindo um novo olhar de apreciação estética sobre a cidade, e desafiando os habitantes a ativar e ocupar os espaços que lhe são de direito.


PARTICIPE!

A SEMANA DE OCUPAÇÃO URBANA pretende através de um edital aberto a pessoas físicas, selecionar 6 (seis) propostas artísticas a serem executadas nos espaços públicos de Criciúma que ativem esses espaços, e tratem exatamente de criar um incidente que altere o cotidiano das pessoas, possibilitando aos habitantes novas formas de interação e fruição artístico-cultural.


As propostas poderão ser individuais ou coletivas, de temática livre, destinadas e executadas em um espaço público a ser escolhido pelo próprio artista dentro da sua proposta encaminhada.  

Serão selecionados 6 (seis) propostas preferencialmente respeitando os aspectos:

- Propostas site specific, performances,  intervenções, instalações, atividades, instruções, ações efêmeras.
- Soluções que propiciem a participação do transeunte, buscando interatividade.
- Trabalhos que tratem a precariedade dos espaços, que tenham abordagem e posicionamento em relação ao lugar de execução.

As ações serão realizadas uma por dia no período de uma semana e a programação da SOU será definida coletivamente e comunicada por meio das redes sociais e através da distribuição dos folders do evento.

As propostas selecionadas receberão um incentivo financeiro de R$ 550,00 (menos impostos)

Em sua primeira edição, foram executadas 6 propostas de 9 à 14 de dezembro de 2013,  nos espaços que compreenderam Praça Nereu Ramos, Saídas do Terminal Central, ônibus, Terminal Central, Ruas da cidade, e ocupação da Gruta Nossa Senhora de Loures, sendo este um  primeiro passo que possibilitou encarar o próprio espaço urbano de Criciúma como um novo espaço às práticas artísticas. 

Na sua segunda edição, realizada em 29 de setembro a 04 de outubro de 2014, artistas de Florianópolis, Joinville e Criciúma realizaram propostas relacionais cujo o contato com os transeuntes se tornou essencial para efetivação dos trabalhos, o que potencializou a proposta do projeto de ocupar a cidade e se relacionar com o meio. 

O conceito da SOU carrega não só a ideia da apropriação da cidade por seus habitantes, como ao enfrentamento dos limites do que se compreende por “espaço público”,  ao transbordamento das práticas artísticas pela cidade, bem como,  abertura e possibilidade desta circulação e o deslocamento dos lugares privilegiados de fruição artístico-cultural.


Para a 3ª edição AGUARDAMOS A SUA PROPOSTA, PARTICIPE:


Comentários
0 Comentários